Notícias

Home  /  Notícias

Vacinação contra a Covid é ampliada para crianças a partir de seis meses com comorbidades

18/11/2022

Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Saúde, acaba de ampliar a vacinação contra a Covid-19, contemplando, desta vez, crianças de 06 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias, que tenham comorbidades. Tendo em vista a previsão de chegada das doses, a vacinação estará disponível, neste sábado, dia 19 de novembro, no Ambulatório de Referência e Especialidades (Postão), das 8h às 16h.

A partir da próxima semana, a vacinação segue, exclusivamente, na Unidade Básica de Saúde ‘Dr. Waldomiro Paiva Luz’, das Cohab I e II, de segunda a sexta, das 8h às 15 horas, para evitar perda de doses. Nos distritos de Ribeiro dos Santos e Baguaçu, a imunização deste novo público será feita mediante contato da UBS com as famílias, devido à pouca demanda.

Segundo documento técnico, o imunizante utilizado será a Pfizer Baby, uma vacina produzida especificamente para este público, que deve tomar três doses, com intervalo de quatro semanas da primeira para a segunda dose e oito semanas para a terceira.

A imunização ocorrerá por faixa etária com prioridade para crianças com deficiência permanente, indígenas, quilombolas ou com uma das comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde. Posteriormente, a vacinação deve seguir para crianças sem comorbidades, no entanto, a Saúde disponibilizou o cadastro da xepa para crianças desta faixa etária sem comorbidades, para aplicação em caso de frascos abertos.

Vale ressaltar que a vacinação não é obrigatória e os pais ou responsáveis devem apresentar o termo de autorização para vacinação de menores de idade, disponível no site da Prefeitura ou na própria unidade. Além disso, os pais devem levar o atestado preenchido pelo médico que acompanha o paciente comprovando a comorbidade.

O formulário de cadastro para a xepa, o termo de assentimento e o atestado padrão estão disponíveis no link: bit.ly/Vacina_COVID.

De acordo com estimativa do Cartão Cidadão Olimpiense, o município conta com cerca de 1.200 crianças na faixa etária do novo grupo, incluindo com e sem comorbidades. Em caso de dúvidas, o morador pode entrar em contato com a secretaria de Saúde pelo telefone (17) 3279-1400, ou procurar a UBS mais próxima de sua residência.

“DIA D”
Aproveitando o início da vacinação do novo público, neste sábado (19), haverá também uma mobilização especial para intensificar a vacinação contra a Covid de todos os públicos para quem ainda não se imunizou ou está com doses em atraso, com base nas recomendações dos grupos autorizados pelo Ministério da Saúde. Para isso, o morador também pode procurar o ARE, no “Dia D”, das 8h às 16h.

 

Durante a semana, a vacinação segue também para todos os públicos, das 8h às 15 horas, sendo crianças de 03 a 11 anos nas UBS da São José, Santa Ifigênia e Campo Belo e adolescentes e adultos (a partir dos 12 anos), em qualquer Unidade de Saúde. Nos distritos, a vacinação está disponível às quintas-feiras, em Ribeiro dos Santos, e às sextas-feiras, em Baguaçu, das 9h às 11h.

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites