Notícias

Home  /  Notícias

Saúde inicia vacinação de comorbidades e deficientes de 45 a 49 anos nesta sexta e reforça importância da imunização

20/05/2021

A partir desta sexta-feira, dia 21 de maio, um novo público começa a ser vacinado em Olímpia. Agora, será a vez das pessoas com comorbidades e com deficiência permanente (BPC), na faixa etária de 45 a 49 anos.

Desta forma, os moradores inseridos nos grupos poderão procurar o drive-thru da Av. dos Olimpienses ou o Salão da Fenossa, das 8h às 16 horas. Para este público, o município irá receber, nesta quinta (20), doses da vacina AstraZeneca (Oxford/Fiocruz).

Para se vacinar, as pessoas com deficiência permanente devem comprovar que são usuárias do BPC (Benefício Assistencial de Prestação Continuada). Já as pessoas com comorbidades precisam confirmar a existência de alguma das doenças definidas pelo Ministério da Saúde, mediante apresentação do atestado padrão, disponível no site da Prefeitura, devidamente preenchido pelo médico da rede pública ou privada que acompanha o paciente. A relação de comorbidades está descrita no formulário.

A Saúde destaca que os pacientes atendidos na rede pública devem procurar seus respectivos médicos nas Unidades Básicas de Saúde para o preenchimento do formulário, uma vez que não serão fornecidos atestados na UPA e no Gripário. O formulário pode ser acessado no site da Prefeitura, www.olimpia.sp.gov.br, ou ainda ser retirado diretamente nas Unidades de Saúde.

Vale acrescentar também que, além dos documentos específicos de cada público, todos os moradores dos grupos prioritários devem levar um documento oficial com foto, CPF e o Cartão Cidadão Olimpiense ou comprovante de residência. Os postos de vacinação também continuam recebendo doação de alimentos por meio da campanha "Vacinação Solidária". Em caso de dúvidas, o cidadão pode entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica pelo telefone (17) 3279-1400.

ACESSE O FORMULÁRIO DE ATESTADO: bit.ly/AtestadoComorbidades

BAIXA PROCURA NOS PONTOS DE VACINAÇÃO

Um balanço da secretaria de Saúde tem demonstrado uma baixa procura dos últimos públicos inseridos na campanha de imunização. Prova disso é que apenas cerca de 30% das pessoas com comorbidades de 50 a 59 anos haviam procurado os pontos de vacinação até nessa quarta-feira (19). Segundo a secretaria, o baixo movimento registrado atrapalha no avanço da campanha e gera riscos para o grupo, que é mais vulnerável ao agravamento da doença.

Para este público, o município recebeu 1.972 doses da vacina AstraZeneca, sendo que somente 590 haviam sido aplicadas até o fechamento do relatório. Para receber a vacina, os pacientes com comorbidades precisam confirmar a existência de alguma das doenças definidas pelo Ministério da Saúde, mediante apresentação do atestado padrão. A relação de comorbidades está descrita no formulário.

 

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites