Notícias

Home  /  Notícias

Olímpia recebe 480 doses da vacina da Fiocruz para ampliar imunização contra a Covid

27/01/2021

A vacinação contra a Covid-19 em Olímpia teve início, na última quinta-feira (21), com as 600 primeiras doses da Coronavac recebidas pelo município e, agora, será ampliada com a chegada de mais 480 unidades, desta vez, do imunizante da Fiocruz (Oxford/AstraZeneca), enviadas pelo Ministério da Saúde.


Com as novas doses, que chegaram na tarde dessa terça-feira (26), serão imunizados os colaboradores da limpeza, recepção e equipe multidisciplinar de todos os equipamentos públicos de saúde do município como as Unidades de Saúde, Farmácia, CEO, Fisioterapia, Centro de Diagnóstico por Imagem, ARE, Gripário, bem como agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, além dos colaboradores da limpeza e recepção da Santa Casa, UPA, Pronto Atendimento da Unimed e do HB Saúde, que são as principais portas de entrada de pacientes de urgência e emergência. A vacinação está sendo feita pela equipe volante da secretaria de Saúde.

O lote inicial de vacinas, produzido pelo Instituto Butantan, tem sido destinado à vacinação de enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares e médicos, que atuam na Santa Casa, UPA, SAMU, Gripário, Unidades de Saúde, Ambulatório de Referências e Especialidades (Postão). Além disso, já receberam doses motoristas socorristas, técnicos de laboratório e técnicos de Raio-X da UPA e de laboratórios particulares e os dentistas e auxiliares das Unidades Básicas de Saúde.

Segundo balanço da Vigilância Epidemiológica, até o fim desta quarta-feira (27), 538 doses da Coronavac já haviam sido aplicadas.

A secretaria de Saúde ressalta que aguarda a liberação de mais doses para dar seguimento ao plano de vacinação e imunizar os moradores inseridos nos grupos prioritários, além de aplicar a segunda dose nos já imunizados. Vale frisar que todas as medidas para as imunizações dos grupos prioritários são tomadas conforme as instruções do Ministério da Saúde, da secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, do Grupo de Vigilância Epidemiológica e do Comitê de Imunização da secretaria municipal de Saúde.

Desta forma, os demais profissionais de saúde da rede privada e os moradores do grupo de risco, como os idosos, serão vacinados de acordo com as recomendações dos órgãos superiores de saúde, tendo em vista que a campanha de vacinação está sendo realizada de forma única em todo o país, seguindo o Plano Nacional de Imunizações. O Comitê Municipal irá se reunir no fim desta semana para definir o prosseguimento da vacinação e todas as informações serão devidamente comunicadas ao público-alvo.

A população pode ainda acompanhar o andamento da vacinação pelo Portal Oficial da Prefeitura, www.olimpia.sp.gov.br, que disponibilizou um “Vacinômetro”, com a atualização diária de vacinas já aplicadas.

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites