Notícias

Home  /  Notícias

Olímpia inicia desenvolvimento de Roteiro Turístico Regional

29/12/2015

Com o intuito de fortalecer o turismo regional no Noroeste Paulista, a Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, está desenvolvendo o “Roteiro Turístico Regional”, realizando levantamento dos atrativos turísticos existentes em toda a região para elaboração de diferentes circuitos turísticos.


Devido ao grande potencial cultural, histórico, de negócios e lazer, a região recebe cada vez mais visitantes, por isso, é necessário fomentar o relacionamento entre os municípios para promover roteiros turísticos que sejam comumente interessantes. Tal projeto visa prolongar a permanência do turista nas cidades da região, por meio da maior oferta de atrativos turísticos e passeios. projeto é fundamentado em pesquisas realizadas pela Secretaria Municipal de Turismo, nas quais foi constatada que a estadia do visitante em Olímpia é de, em média, três dias.

“Nós observamos que o turista costuma frequentar a cidade, principalmente, aos finais de semana por causa do parque aquático, que é nosso principal atrativo. Mas, identificamos que se oferecermos outras opções de lazer, o turista estenderá a estadia na cidade, por isso, estamos integrando a região”, explica o Secretário de Turismo de Olímpia, Beto Puttini.

A ação começou a ser desenvolvida em novembro, tendo como referência o Catálogo Circuitos Turísticos – Noroeste Paulista, do SEBRAE-SP, lançado recentemente. Numa primeira etapa, a Diretoria de Atendimento ao Turista, da Secretaria Municipal de Turismo, contatou a governança dos munícipios que compõem o Circuito Turístico que, além de Olímpia, participam Catanduva, Tabapuã, Uchoa, Novo Horizonte, Ibirá, São José do Rio Preto e Sales e realizou visitas para conhecer as condições dos atrativos e catalogar informações que, posteriormente, serão a base para montagem de diferentes roteiros.

Para a elaboração dos roteiros será levado em consideração aspectos como história, estrutura para receber turistas, tempo de visitação, disponibilidade, entre outros fatores que proporcionem passeios interessantes, mas que sejam viáveis de serem realizados num único dia. A segunda etapa do projeto prevê a extensão desse roteiro para outras cidades da região, num raio máximo de 100 quilômetros e oferecer esse produto para comercialização em agências de viagens. “Estamos começando com os municípios que fazem parte de um circuito já existente, mas que ainda não possuem um roteiro em funcionamento. Se a ideia der certo, como prevemos, vamos ampliar, procurando ouras cidades da região, em uma parceria com o poder público e a iniciativa privada dos municípios”, completa Beto Puttini.

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites