Notícias

Home  /  Notícias

Olímpia Convention Bureau inicia diagnóstico de qualificação

20/08/2014

Por ser o Turismo uma atividade ligada diretamente ao setor de serviços, a qualidade dos profissionais envolvidos é de fundamental importância, tanto para o sucesso do empreendimento como para a satisfação do cliente turista.

O Turismo aflorou, na sociedade pós-industrial, como um dos grandes setores da economia mundial, que vem apresentando índices positivos e constantes de crescimento. Várias mudanças podem ser observadas neste setor, destacando-se a crescente competição entre destinos turísticos; o impacto de novas tecnologias, maiores expectativas dos consumidores e a qualidade e eficiência dos Recursos Humanos. Os consumidores mudaram, estão mais exigentes, com mais informações, em condições de comparar níveis de qualidade e preço entre os diferentes destinos turísticos e produtos turísticos à disposição no mercado. O preço deixou de ser um diferencial competitivo, sendo que a qualidade passa a ser o fator determinante da escolha do destino/produto.


Uma das principais características da prestação de serviços é a de que ela ocorre juntamente com o consumo, ou seja, é um momento único. Se o serviço é prestado de maneira incorreta, sem qualidade, o cliente ficará insatisfeito e procurará outro fornecedor. Assim, as pessoas que estão atuando nas empresas turísticas passam a ser as grandes responsáveis pelos níveis de qualidade e serviços bem feitos. E o diferencial competitivo entre estas empresas está na qualidade dos seus recursos humanos, nas pessoas que atendem os turistas e vão fazer de sua estadia uma experiência única.

Mais do que nunca a Estância Turística de Olímpia necessita de profissionais qualificados e preparados para atender aos milhares de turistas que a visitam todos os anos. Se o turista tiver suas expectativas plenamente atendidas, a possibilidade de ele retornar e recomendar nossa cidade para outros turistas será maior. É preciso que as empresas estejam preparadas para atender a estas expectativas de forma profissional e que encontrem pessoas capacitadas no mercado de trabalho para atuarem nas empresas.

Para tanto, o Olímpia Convention & Visitors Bureau está realizando um Diagnóstico de Necessidades de Qualificação Profissional, para identificar junto ao empresariado local as carências em termos de cursos e conteúdos necessários à formação recursos humanos. Com os resultados obtidos o Olímpia C&VB realizará parcerias com as entidades de educação profissional existentes na região, para que esta formação seja oferecida na cidade.

METODOLOGIA

O diagnóstico será realizado na forma de pesquisa de campo, com a aplicação de um questionário, onde o empresário assinalará os cursos/programas de formação profissional que considera importantes de serem oferecidos, de acordo com os níveis – gerencial e operacional. Este questionário será enviado por e-mail e haverá também a opção de resposta via questionário disponibilizado online num site de pesquisa.

O público-alvo deste diagnóstico será empresas de hospedagem, alimentação, transporte, eventos, lazer, de atrativos turísticos e comércio em geral. O prazo para enviar as respostas ao Olímpia C&VB será dia 30 de setembro de 2014.

Empresas interessadas em participar poderão solicitar o formulário pelo e-mail [email protected] ou acessar o link https://www.onlinepesquisa.com/s/f8b3d0d. Mais informações com Cristina Prado (17) 99759-5069 ou Luzia Contim (17) 99627-1985.


Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites