Notícias

Home  /  Notícias

Olímpia adere à campanha "Na Cidade Sem meu Carro"

22/09/2009

Hoje, terça-feira, 22 de setembro, Olímpia participa pela primeira vez da Jornada "Na Cidade Sem meu Carro", campanha que vem ganhando adeptos e se tornando uma importante ação de mobilização e conscientização da sociedade sobre a necessidade de reduzir o uso do carro nos centros urbanos. A experiência inicial da campanha "Um dia sem carro" foi realizada em 22 de setembro de 1998, com a adesão de 35 cidades francesas. Em 1999, a adesão se estendeu para 66 cidades francesas, 92 italianas e toda uma região de Genebra, na Suíça. A cada ano, nesse dia, que é também o Dia Mundial do Pedestre, as adesões aumentam. No Brasil, o movimento começou em 2001. Olímpia participa este ano, pela primeira vez.

Segundo explica o diretor de Meio Ambiente do município, engenheiro Fernando Barbosa Velho, a iniciativa consiste numa série de ações com o objetivo de: refletir sobre os problemas causados pelo modelo de mobilidade centrado no automóvel; despertar nos cidadãos a consciência sobre o uso racional e solidário do automóvel para combater a poluição e reduzir os gastos públicos; estimular o uso do transporte coletivo; estimular o desenvolvimento de novas tecnologias; apoiar as iniciativas municipais; informar os cidadãos sobre alternativas de mobilidade sustentável no planejamento urbano e no uso de combustíveis renováveis e não poluentes; e incentivar a adoção de alternativas sustentáveis como o transporte a pé e de bicicletas.

A proposta da Jornada, segundo informa o diretor, é sensibilizar a sociedade para que, pelo menos em um dia do ano, possa deixar seu carro em casa e descobrir outras formas de deslocamento: a pé, bicicleta, transporte coletivo ou promover caronas programadas, além de contribuir com iniciativas voltadas à qualidade de vida no planeta. A ação tem forte dimensão educativa e de cidadania.

“Nesta terça-feira, não ande de carro. Vá de transporte público, de bicicleta ou a pé. Espalhe a mensagem e reflita sobre o nosso meio ambiente”, ressalta Fernando Velho.

De acordo com ele, neste primeiro ano em que Olímpia adere à campanha, não será possível, até em função do curto espaço de tempo, da Prefeitura organizar e promover atividades relacionadas à data. Para o ano que vem, segundo o diretor, o objetivo é programar uma semana toda voltada para o tema, culminando com o encerramento no dia 22 de setembro. “Campanhas, palestras, o envolvimento de alunos e de clubes de serviços podem ser planejados para 2.010”, adianta Fernando.

Para o prefeito Geninho Zuliani, “trata-se de mais uma ação voltada para a preservação do nosso meio ambiente. Mais uma etapa será cumprida, ou seja, mais um passo em busca de uma cidade saudável, que é uma das propostas do nosso governo”.

Andresa Maieiros Rodrigues | Ana Lúcia Eschiapati
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olímpia

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites