Notícias

Home  /  Notícias

Música “Festa de Um Povo” é aprovada como Hino Oficial do Festival do Folclore de Olímpia

16/07/2022

O Festival do Folclore da Estância Turística de Olímpia agora conta com um Hino Oficial que retrata a representatividade da festa e da cidade para a preservação da cultura popular brasileira.



Trata-se da música “Festa de Um Povo”, de composição dos olimpienses in memoriam Edward Marques da Silva (Professor Wadão) e Décio Luiz Eduardo Pereira (Decinho Pereira), que foi divulgada como música-tema do 53º FEFOL, em 2017.

A transformação da canção em hino foi uma indicação da Associação Olímpia Para Todos, direcionada ao prefeito Fernando Cunha que, ciente da importância cultural da obra e seus compositores, enviou um projeto de lei à Câmara de Vereadores, propondo a instituição da música como Hino Oficial. A propositura foi aprovada por unanimidade na sessão de segunda-feira (11) e a Lei Nº 4.784/22 foi publicada nesta quarta (13), no Diário Oficial Eletrônico.

Segundo a indicação, a música retrata toda a diversidade do folclore brasileiro que é mostrada nos festivais de folclore de Olímpia. “É uma música que ficou gravada nas mentes e corações dos olimpienses e que mostra a riqueza da outra imagem da cidade de Olímpia: a Capital Nacional do Folclore”, diz a justificativa do projeto.

A proposta visa ainda fazer uma homenagem aos artistas compositores que tanto representam a cultura local e deixaram um significativo legado para a cidade e para o Festival do Folclore, eternizando-os na história de Olímpia.

Professor Wadão, como é carinhosamente lembrado, foi músico, poeta, escritor, produtor, cantor, compositor e realizou um memorável trabalho junto à Educação municipal e ao FEFOL. Decinho Pereira foi um de seus inúmeros parceiros, que também se destacou localmente, sendo o fundador e musicista da escola de samba Sem Compromisso, a mais tradicional de Olímpia.

O material completo, com a gravação da música, a letra e a cifra, será disponibilizado pela Prefeitura para ampla divulgação e utilização, reservados todos os direitos autorais e vedado o uso para fins lucrativos.

“A história de nossa cidade se cruza com a de grandes artistas, que, ao longo dos anos, valorizaram a identidade local e perpetuaram o nome de Olímpia no cenário cultural. Foi assim também com nossos queridos e saudosos Professor Wadão e Decinho, que sempre ajudaram a cidade a construir seu patrimônio histórico, artístico e cultural. Por isso, em respeito ao legado, de muito trabalho e amor, com a nossa cultura e o Festival do Folclore essa homenagem é mais que justa. Uma música que foi escrita há anos e, em 2017, ganhou vida na abertura do 53º FEFOL e que agora vamos manter ainda mais viva como Hino Oficial da nossa festa maior”, destacou o prefeito Fernando Cunha.


Clipe da Música: https://youtu.be/PjEwm1tITJU

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites