Notícias

Home  /  Notícias

Lançamento do 46° Festival de Folclore será quarta-feira, dia 21, no Thermas

04/07/2010

O lançamento do cartaz e a escolha da Rainha do 46° Festival Nacional de Folclore (Fefol), realizado em Olímpia, acontecerão no próximo dia 21, às 20h, no clube Thermas dos Laranjais, um dos ícones do turismo termal brasileiro. A informação foi prestada por Fernanda Mendes Zuliani, primeira-dama da cidade, que integra a Comissão de Folclore. O Festival será realizado de 7 a 15 de agosto, na Praça de Atividades Folclóricas "Professor José Sant'anna", popularmente conhecido como Recinto do Folclore. A entrada, como sempre, será gratuita.

CARTAZ E RAINHA
Todos os anos, um Estado é homenageado no cartaz principal, além de estar nas capas do Anuário e também dos convites. A cada quatro anos, a cidade-sede volta a ser destacada. Este ano, porém, o Estado homenageado será o Paraná, por seu folclore característico em que se destaca a dança-de-fitas, uma dança pagã realizada na época natalina ao som de sanfonas, violões e pandeiros. Um guia comanda a dança, que consiste em trançar e destrançar as fitas em um ritmo perfeito.

No próximo dia 21, no Thermas dos Laranjais, haverá o lançamento oficial do cartaz do 46° Festival Nacional de Folclore, ao mesmo tempo em que será escolhida a Rainha do Festival, um evento que foi retomado de meados da década de 70, quando havia o envolvimento de agências bancárias e comércio em geral na compra de votos (a Rainha era a que mais vendia).

Ainda neste evento serão conhecidos detalhes de como será esta 46ª edição, quais os grupos confirmados, as novidades, as áreas de abrangência (artes cênicas, música, artesanato, gastronomia, seminários, e outras atividades paralelas, como parque de diversões e barracas comerciais).

IMPORTÂNCIA DO FEFOL
José Sant'anna, professor e folclorólogo falecido, criou o Festival de Folclore nos idos da década de 50 a partir de pesquisas e exposições, inicialmente, mostradas num colégio onde lecionava; posteriormente, foi para a Praça da Matriz e, atualmente, está num Recinto próprio com quase 93 mil metros quadrados de área, estimando para esta edição um público de 200 mil pessoas durante o período.

O Festival Nacional de Folclore, hoje, é reconhecido pelos governos federal e estadual como encontro legítimo de culturas e tradições folclóricas de norte a sul do País, sendo fonte de pesquisa de milhares de estudantes e pessoas que assistem e se interagem com grupos folclóricos e parafolclóricos de quase todos os Estados que marcam presença. Por isso, Olímpia é considerada a "Capital Nacional do Folclore".

As atividades turísticas tem forte presença em Olímpia, além de contar com o Thermas dos Laranjais, grande alavancador do desenvolvimento hoteleiro e das diversas atrações culturais que se intensificam no atual governo do prefeito Geninho Zuliani (DEM), em que apart-hotéis, resorts, prédios de apartamentos e outros empreendimentos ganham força.

Além disso, é preciso destacar, além da Praça de Atividades Folclóricas, o Museu de História e Folclore 'Maria Olímpia' (agora, reformado e aberto dia e noite, inclusive finais de semana e feriados), a Igreja-Matriz de São João Batista e o rico artesanato.

Fonte: Portal Oficial do Festival do Folclore - www.folcloreolimpia.com.br

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites