Notícias

Home  /  Notícias

Lançado o cartaz do 50º Fefol, que terá shows de Almir Sater e Renato Teixeira

09/06/2014

Na noite de sexta-feira, 06 de junho, Foi lançado oficialmente no Museu de História e Folclore, o cartaz do 50º Festival do Folclore de Olímpia, que acontecerá entre os dias 9 e 17 de agosto. Além do cartaz da festa maior, foi apresentado também a imagem do 30º Mini Festival que acontecerá entre os dias 11 e 15 de agosto.

O 50° Festival do Folclore homenageia o Estado de São Paulo, fazendo alusão à cidade em festa. No Cartaz do Cinquentenário são retratados todos os cartazes publicados nos 50 anos de festa, além de prestar homenagem ao Grupo Folclórico e de Cultura Tradicional “Terno de Congada Chapéu de Fitas” do Mestre José Ferreira, que completa 40 anos de existência em 2014”.

O Tema principal do Jubileu de Ouro é “Orgulho de Ser Paulista”, fragmento da música “Orgulho Paulista” de autoria dos músicos Marcio Diniz e Antônio Carlos da Silva, mais conhecido como “Tony Boy”, e utilizada pelo Grupo Olimpiense de Danças Parafolclóricas Cidade Menina Moça - “Godap” como parte de seu repertorio musical.

“O que temos que comemorar destes 50 anos é a iniciativa do Professor Sant’anna e sua perpetuação por todos os folcloristas e seguidores dele, dentre elas a Coordenadora dos Festivias, Cidinha Manzolli. Este é um marco, o Folclore chegou na sua 50ª edição e chegará na 100ª por que a tradição é muito importante. Somos a única cidade do país com recinto próprio para a festividade e um Museu especifico sobre o tema, também temos o reconhecimento da Comissão de Cultura e em breve teremos o reconhecimento de Capital do Folclore”, disse o Prefeito Geninho Zuliani.


Prefeito e secretário de Cultura apresentam oficialmente os cartazes...


O evento contou com a presença do Prefeito Geninho Zuliani acompanhado da esposa Ana Claudia; do Secretario de Cultura, Esportes, Turismo e Lazer, Guto Zanette; da Secretária de Educação, Eliana Bertoncello; do Diretor de Cultura, Caio Longhi; do Coordenador do Museu, Cristian Assis; da Coordenadora dos Festivais, Cidinha Manzolli, dos vereadores Luiz Salata e Cristina Reale; e dos Secretários Municipais, Sandra Lima (administração), Cleber Cizotto (finanças), Silvia Forti (saúde).

O Fundo Social de Solidariedade foi responsável pelo ‘Coquetel Caipira’ servido aos convidados. “Estamos felizes por esta parceria com a Secretaria de Cultura, este ano estaremos novamente com a Casa do Caipira durante o Festival, oferecendo nossos produtos que são fonte de arrecadação para a continuidade dos trabalhos desenvolvidos pelo Fundo”, disse a presidente Ana Claudia, que destacou que os produtos também são vendidos durante a semana na sede do FSS na Rua São João, nº 122.

“Pela 1° vez na história do Festival do Folclore de Olímpia uma das principais ações desenvolvidas durante a semana possui um cartaz próprio que surgiu através de ação conjunta da Secretaria de Cultura, Esportes, Turismo e Lazer e da Secretaria da Educação”, disse o Guto Zanette. Durante o primeiro semestre do ano letivo as crianças dos 4° e 5°anos da rede púbica municipal de ensino participaram de um concurso de desenho e artes, no qual o desenho vencedor do concurso está estampando o cartaz próprio do Mini Festival que neste ano completa sua 30° edição.

A aluna Nicolly Duran, de 9 anos, da EMEB Zenaide Rugai Fonseca vencedora do concurso além da homenagem de estampar o primeiro cartaz do Mini Festival também recebeu um Tablet de Presente da Secretaria de Cultura. “Não há uma cidade com um Festival de Folclore como o que é realizado em Olímpia, por isso é um desafio mantermos a tradição, não fazemos como o Professor Sant’anna fazia, mas temos que honrar o seu nome, levamos o Folclore para a escola e nesta parceria mostramos que lutamos pelo seu ideal, que temos a alma folclórica, encerrando no Museu que era sua casa”.

Assim como no 26º Festival que aconteceu o show do cantor Almir Sater, no 27º a apresentação de Pena Branca e Xavantinho, e no 28º show dos Demônios da Garoa, na 50ª edição acontecerão os shows de Renato Teixeira no dia 09 de agosto, abertura do Festival e no dia 15, Almir Sater volta a Olímpia para os festejos do Cinquentenário. “São shows culturais, ligados à tradição popular brasileira, que simbolizam bem o Folclore e oferecem um diferencial para a população e turistas”, finalizou Geninho. “Estamos otimistas e temos certeza que vamos realizar uma grande comemoração”.

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites