Notícias

Home  /  Notícias

Junho terá atividades gratuitas e ações de conscientização sobre o Dia do Meio Ambiente

01/06/2019

No próximo dia 05 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente e, para celebrar a data, a Estância Turística de Olímpia terá diversas atividades gratuitas de conscientização durante todo o mês.

A programação começa já na segunda-feira, dia 03, com duas ações. Das 08h às 18h, será realizado, na Unesp em São José do Rio Preto, o Fórum Regional da Água, com diversas palestras e mesas redondas. Segundo a Daemo Ambiental, para participar os interessados devem fazer a inscrição gratuita pelo link: https://forms.gle/QfVMMq1miNq2MQ7R7.
No mesmo dia, haverá visita à nascente do Ribeirão Olhos D’Água com a escola municipal Zenaide Rugai Fonseca, conduzida pela gestora ambiental, Jaqueline Marilia Barbosa.

Na terça, dia 04, das 08h às 13h, será realizada a capacitação anual de podadores de árvores, que faz parte do Programa de Formação Continuada em Arborização Urbana. O curso será em Rio Preto e a Daemo disponibilizará o transporte para os inscritos. Ministrada pelo coordenador do Programa Município Verde Azul do Estado de São Paulo, José Walter Figueiredo da Silva, a capacitação dará direito ao credenciamento dos profissionais autônomos e empresas, que receberão a carteirinha de podador. Os interessados devem fazer a inscrição gratuita até o dia 31 de maio, na sede da autarquia, localizada na Avenida Harry Gianecchini, 350 - Jardim Toledo.

No dia 05 (quarta), a escola Santo Seno fará uma passeata em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, com saídas às 8h e às 16h, em frente à unidade. Já no dia 07 (sexta-feira), será realizada uma palestra na Escola Estadual Wilquem Manoel Neves sobre resíduos sólidos. 

A programação segue no sábado, dia 08, das 08h30 às 11h30, com uma ação de doação e troca de mudas e educação ambiental, na Praça da Matriz. A iniciativa é do grupo Escoteiros Olhos D´Água com apoio da Daemo Ambiental. Nos dias 10 e 11, haverá mais visitas à nascente do Ribeirão Olhos D’Água, com as escolas municipais Dona Luiza Seno e Jardim Hélio Cazarini, respectivamente.

As atividades se estendem ainda para o dia 25 de junho, quando será ministrada uma palestra sobre “Meio Ambiente” para a Terceira Idade, com apoio da secretaria de Assistência Social. Por fim, dia 29, terá preparação e plantio de horta orgânica, no Projeto Vinde a Mim, com a coordenação da gestora ambiental, Jaqueline Marilia Barbosa.

II SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Integrando a programação, a Estância Turística de Olímpia realizará, entre os dias 04 e 06 de junho, a II Semana do Meio Ambiente. A iniciativa é do parque aquático Thermas dos Laranjais, em parceria com a Prefeitura, por meio da secretaria de Saúde, Daemo Ambiental e a empresa Kimberlit Agrociências.

As atividades terão início na terça-feira, dia 04, às 8h, com plantio de mudas de crotalária e citronela na Avenida Benatti. Já no dia 05 (quarta-feira), está marcada para as 8h a Abertura Oficial com apresentação do grupo “Samba Lata”.

O evento seguirá com uma programação variada, nos dias 05 e 06, das 08h às 11h e das 14h às 17h30, no Salão Social do Thermas dos Laranjais. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

A grande atração deste ano será a instalação de um Planetário para despertar ainda mais importância da preservação do meio ambiente e saúde. Também haverá doação de mudas e estandes com exposição de projetos dos parceiros envolvidos, como campanhas de coleta de óleo vegetal e lixo eletrônico; produção de alimentos saudáveis; ações de combate à dengue, tratamento de resíduos, entre outros.

O objetivo da Semana é unir esforços do poder público, da iniciativa privada e a sociedade a favor das questões socioambientais, fazendo um trabalho de conscientização e convidando toda a comunidade a agir em defesa do meio ambiente.

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites