Notícias

Home  /  Notícias

GuiaOlímpia 10 anos! O que mudou em uma década?

06/08/2016

O Site GuiaOlímpia comemora nesse mês de julho o seu 10º aniversário.

O “Guia Turístico e Comercial da Estância Turística de Olímpia”, nestes 10 anos reportou os principais acontecimentos da Estância e parte do cotidiano de toda a população local.

2006

Em 2006 iniciamos os trabalhos em nosso site informando o lançamento “Thermas de Olímpia Resort”. Não havia nenhuma obra desta magnitude na cidade, que naquele ano registrava cerca de 400 mil pessoas conhecendo o Thermas dos Laranjais e a cidade. Já era possível notar que Olímpia era uma cidade em ascensão.

Neste mesmo ano, acontecia o 42º Festival do Folclore e o GuiaOlímpia forneceu todas as informações necessárias a respeito do evento. Ainda em 2006 foi anunciada uma atração no Thermas dos Laranjais que é sucesso até hoje... A Piscina de Surf.

Foi em 2006 ainda que o turismo impulsionou o setor hoteleiro da cidade. Naquela época em feriados prolongados todos os então “mil leitos” esgotavam-se. Já praticamente com o ano chegando ao fim, o Thermas anuncia outro grande sucesso, o Zoológico Interativo.

2007

No ano de 2007 o GuiaOlímpia, em constante crescimento, buscava sempre trazer informações aos moradores e turistas.

Aconteceram diversos eventos que agitaram a cidade, desde encontro de Jipeiros, Mountain Bike até exposição de orquídeas e feira do livro.

Com o crescimento hoteleiro na cidade era anunciado à construção de diversos outros estabelecimentos de hospedagens e então o setor hoteleiro bateu a marca de dois mil leitos.

Mais uma vez em 2007, o GuiaOlímpia fez a cobertura do 43º Festival do Folclore e dessa vez com transmissão ao vivo diretamente do site.

Na esfera esportiva, o Olímpia Futebol Clube foi Campeão Paulista da Série A-3 e conquistou o acesso para a Série A-2 do futebol estadual.

2008

Em 2008 diversos eventos foram realizados na cidade como Festa a Fantasia, Encontro de Folia de Reis, Espetáculo Cultural, Show de Acrobacias, o 44º Fefol, Exposição de Orquídeas1ª Feira Regional de Artesanato, Circuito Sesc de Artes, Olodum, Circuito Maremoto de Skate e muito mais!

2008 também foi ano de novidade, Olímpia ganhava a sua primeira Pista de Boliche “H2A Bar e Boliche”. Na esféra da política, foi eleito o prefeito Geninho Zuliani para seu primeiro mandato (2009/2012).

2009



2009 traz para o calendário do município, a “Festa do Peão” O Olímpia Rodeo Festival e muitos outros eventos que movimentaram a cidade durante todo ano.

No mesmo ano o Thermas dos Laranjais passou por um período de tensão, quando, durante 20 dias, os poços profundos foram lacrados. Com as atividades do Parque prejudicadas, a cidade começou a sofrer um forte impacto socioeconômico. Felizmente tudo se normalizou e o Parque voltou a funcionar com águas termais.

Em setembro de 2009 tivemos uma atração internacional na cidade, o show da banda européia Double You.

Foi um ano de inovações, pois Olímpia recebia a sua primeira Academia ao Ar Livre, na Av. Aurora Forti Neves. A primeira foi na avenida, mas hoje elas existem por toda cidade.

Com Olímpia direcionando a sua economia para o turismo, o setor hoteleiro ganhava novos empreendimentos, totalizando cerca de três mil leitos.

2010



2010 começava com uma novidade para a cidade, a Primeira Edição do Projeto Verão.
Olímpia foi sede de várias competições e concursos.
Tivemos o mega Show do Grupo Roupa Nova no aniversário de 107 anos da cidade.
Outro fato importante foi a inauguração da ETEC na cidade.

O Thermas dos Laranjais anunciava várias novidades para o parque e a prefeitura anunciava a “Área Azul” para o centro comercial.

No futebol, o glorioso Olímpia Futebol Clube chegou ao seu pior momento ao ser rebaixado para a última divisão do futebol paulista.

Foi ainda em 2010 que Olímpia ultrapassou oficialmente os 50 mil habitantes.


2011

 
Olímpia começou 2011 com diversos eventos em seu calendário. No mesmo ano, a cidade entrou de vez para a rota dos principais destinos e roteiros do Brasil ao ser incluída como “Destino” no Portal Oficial do Ministério do Turismo.

O Thermas continuava sempre se renovando em suas atrações. A cidade também já estava mais preparada para acolher os turistas. Já apresentava melhores condições nas ruas e nas praças, além do comércio e da rede de alimentação estarem ainda mais preparados para o atendimento.

Acompanhando toda mudança que acontecia na cidade, no dia 8 de dezembro, foi inaugurada a “Nova Praça da Matriz”, totalmente revitalizada com um sistema moderno de iluminação, novos pisos, banco e jardinagem.

2012



Com a chegada de 2012, o Thermas não parava de crescer e apresentava novos projetos para duplicar sua capacidade. Para conseguir atingir esse objetivo anunciava a construção de mais atrações.

Muitos outros eventos entre desfiles e festas agitaram a cidade durante todo o ano. Na esfera política foi reeleito o prefeito Geninho Zuliani para o mandato 2013/2016.


2013

No ano de 2013 mesmo a cidade tendo cerca de 4,5 mil leitos, não conseguia suprir  a demanda de turistas, foi então anunciado a construção de novos hotéis e pousadas entre essas construções estavam o surgimento de dois mega empreendimentos, o Royal Resort e SPA e o Celebration Resort.

E as novidades não paravam por ai, ainda no começo do ano o Grupo Ferrasa anunciava a construção de um novo parque aquático em Olímpia, Tratava-se do Hot Beach Diversões Aquáticas e do Hot Beach Resort Olímpia.


Outro mega empreendimento teve suas obras iniciadas em 2013, o Olímpia Park Resort, com cerca de mil leitos.

Foi também em 2013 que aconteceu algo inédito no Thermas dos Laranjais. Devido à alta ocupação no feriado do dia 15 de novembro os ingressos para o parque ficaram esgotados.


2014

Em 2014 a cidade já era praticamente uma nova Olímpia, com diversos estabelecimentos comerciais novos em sua avenida principal, fazendo dela um cartão postal e local de encontro dos turistas e da população.

Pensando em mais opções de entretenimento para a cidade, o Festival Internacional do Folclore de Olímpia (FIFOL) voltava a ser realizado em um novo formato, agora na Praça da Matriz.

Também foi inaugurado com sucesso o Mirante Praia Clube, a Praia artificial do Hotel Mirante da Bela Vista, aberto ao público, mais uma opção de lazer e diversão em Olímpia.

2014 foi celebrado o conquentenário da nossa festa maior: o 50º Festival do Folclore. Tivemos um recorde na entrega de moradias populares com a construção de 713 unidades habitacionais.

Então, após muito trabalho, o crescimento do Thermas dos Laranjais e o aumento exponencial da popularidade de Olímpia em todo Brasil, a cidade recebeu o título de “Estância Turística de Olímpia”, o dia 3 de Julho de 2014 entrou para a história do município. Após se tornar Estância, Olímpia foi destaque no Diário Oficial.

Ainda em 2014 o Programa “Pânico na Band” gravou no Parque Aquático Thermas dos Laranjais, em Olímpia, o quadro “Pânico na Onda”. O sucesso do quadro repercutiu positivamente para a Estância Turística de Olímpia, que a cada vez mais se consolidava como um dos destinos mais visitados do país.

Neste ano ainda o Thermas dos Laranjais Inaugurou o Rio Bravo e outro mega atrativo começava a ser construído, a primeira pista de Surf Meia Lua do mundo.

Tivemos também o lançamento do Royal Reosrt e SPA, um gigante da hotelaria brasileira.

Em 2014 ainda, Olímpia deixou de realizar o Olímpia Rodeo Festival e passou a realizar a festa do peão chamada Olímpia Master Bull.

Sem dúvidas a Estância Turística de Olímpia teve em 2014 um ano de conquistas e grandes realizações.





2015

Iniciamos 2015 com os Projetos de Revitalização Turística da Avenida Aurora Forti Neves, da Antiga Estação Ferroviária e da instalação da Praça Gastronômica/Artesanato na Avenida Brasil.

Muitos eventos, shows e festivais aconteceram na cidade.

Ocorreu também a inauguração do Centro de Lazer Recanto dos Sonhos, mais uma opção de entretenimento para quem visita a cidade e também para os moradores.



O Antigo Clube de Campo Álvaro Brito (CCAB) começava a passar por uma reforma para melhorar suas dependências e atender ainda melhor seus usuários e sócios.

A TV Tem, afiliada da TV Globo de São José do Rio Preto em parceria com a Prefeitura da Estância Turística Olímpia e a CPFL, promoveu um dos maiores momentos pró-natureza e meio ambiente de Olímpia, O Tem Mais Verde!

O Thermas dos Laranjais inaugura o seu mais novo atrativo o “Surf Master”. A Nova atração consiste em uma mega pista de surf em forma de meia lua, sendo a primeira em funcionamento no mundo. Foi inaugurada no dia 17/10/2015 contando com a presença do campeão flowrider Sean Silveira, de San Diego.

Foi realizado e já entrou para o calendário de eventos da cidade o 1º Festival Gastronômico de Food Truck

Na esfera esportiva, o Olímpia Futebol Clube conquistou o acesso no Campeonato Paulista da Segunda Divisão (4º nível) e ascendeu para a Série A-3, 3º nível do futebol estadual.

O Celebration Resort é inaugurado, pelo Grupo Ferrasa.

E fechamos o ano com o show do Grupo Demônios da Garoa.



2016
 


Finalmente chegamos em 2016. Começamos o ano com uma super novidade, o GuiaOlímpia de cara nova, totalmente reinventado, com nova roupagem e muito mais funcional para agradar tanto turistas quanto a população. O GuiaOlímpia agora é 100% responsivo.

A cidade começa o ano de 2016 com 90% dos leitos ocupados, estes que atualmente somam-se mais de 14 mil. O fluxo de pessoas que antes era de 400 mil por ano, agora já soma mais de 1,9 milhão.

Olímpia entrou para a lista das 100 cidades que dão show em infra-estrutura e passou a ser um dos destinos preferidos no Sudeste.

A tradicional Feira Livre, voltou a acontecer aos domingos em Olímpia, em seu local de origem.

O Hot Beath Park, novo empreendimento que vem sendo construído pelo Grupo Ferrasa, já em adiantada fase vem apresentando atrações ao públicos que já estão finalizadas e promovendo eventos.

O Thermas anuncia a parceria com o KM de Vantagens Postos Ipiranga.

Hot Beach Olímpia em fase final de obras, apresenta mais uma atração a "Ilha Lazy River".


E só estamos na metade de 2016, tem muito mais por aí.

Ao Longo dos seus 10 anos de existência, o GuiaOlímpia se fez presente nos acontecimentos mais marcantes da cidade e nessa pequena retrospectiva, você pode conferir um pouco da nossa trajetória ao longo de todos esses anos.

Obrigado a você que nos acessa todos os dias e também a todos os anunciantes. 

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites