Notícias

Home  /  Notícias

Coreto da Praça Rui Barbosa assinado pelo arquiteto Ruy Ohtake será entregue para a população

31/08/2021

As obras do Coreto da Praça Rui Barbosa, na região central da Estância Turística de Olímpia, foram finalizadas e serão entregues oficialmente para uso da população, nesta semana.


A execução conta com recursos estaduais que ultrapassam R$ 900 mil, provenientes do DADETUR – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos, da secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, mais contrapartida do município.

O projeto foi elaborado pelo renomado arquiteto Ruy Ohtake em contribuição à valorização paisagística e urbanística da Estância Turística de Olímpia. De acordo com o prefeito Fernando Cunha, a obra visa modernizar a Praça Central, valorizando o desenvolvimento da cidade e oferecendo novos atrativos culturais e de lazer para a população local, bem como para os cerca de 3 milhões de turistas que visitam o município anualmente.




A composição conta ainda com uma escultura moderna com dois círculos conjugados que representa o diálogo entre o Homem e o Sublime, refletindo a interação da perfeição da natureza com o livre arbítrio do ser humano. Toda a concepção foi elaborada com o apoio do arquiteto da Prefeitura, Sérgio Oliveira da Silva Carvalho, e participação do escritório do arquiteto Donizeti Antunes no desenvolvimento do projeto executivo, que foi custeado pela iniciativa privada. A construção foi acompanhada pela secretaria de Obras, Engenharia e Infraestrutura, com auxílio técnico da Divisão de Captação de Recursos para a formalização do convênio junto ao Estado.

A previsão é de que o Coreto seja entregue simbolicamente, com descerramento da placa, durante a visita do governador João Doria a Olímpia para a inauguração de um empreendimento turístico, acompanhado ainda do secretário de Turismo e Viagens, Vinícius Lummertz.

“Olímpia é uma cidade que está em pleno desenvolvimento. Temos uma igreja única e moderna no centro e nossa praça precisa acompanhar esse movimento e representar esse crescimento. O projeto do arquiteto Ruy Ohtake vem ao encontro desse objetivo, deixando nosso centro mais bonito e aconchegante para receber a população e os visitantes”, comenta o prefeito Fernando Cunha.

Recentemente, o arquiteto Ruy Ohtake foi homenageado com o Título de Cidadão Honorário, por meio do Decreto Legislativo Nº 507/2021, com indicação da vereadora Cristina Reale, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade olimpiense. Além do Coreto, o profissional renomado também assina outro projeto importante da cidade, deixando sua marca em Olímpia, um Centro Cultural, com design contemporâneo e traços que enfatizam um diálogo peculiar, suave e ao mesmo tempo com vigor, entre o movimento da forma arquitetônica e o emprego de cores expressivas que são características marcantes nas concepções de Ruy Ohtake. O equipamento, que será implantado no Vale do Turismo, terá um espelho d’água na entrada e acomodará salas, sanitários e um anfiteatro destinado a pequenas reuniões com cerca de 50 lugares.

SOBRE RUY OHTAKE
Formado pela FAU – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em 1960, o arquiteto paulista Ruy Ohtake é considerado um dos mais renomados e importantes arquitetos brasileiros, com mais de 300 obras reconhecidas e espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Em sua arquitetura, mescla a pesquisa tecnológica, atenta à indústria de construção, com depurada e original plasticidade. Comprometido em realizar uma arquitetura brasileira contemporânea, tendo a inovação como princípio, Ruy Ohtake consegue colocar a sua marca em projetos para os mais variados fins: obras públicas, escolas, cinemas, teatros, edifícios de apartamentos e de escritórios e residências. O profissional é reconhecido pelo ícone da arquitetura, Oscar Niemeyer, como um dos mais legítimos representantes da arquitetura brasileira. Algumas de suas principais obras são: os hotéis Unique e Renaissance e o Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo; Royal Tulip Alvorada, o Estádio do Bezerrão e o Brasília Shopping, em Brasília; além de ter assinado o projeto de adequação do Estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi) para a Copa do Mundo de 2014 que foi realizada no Brasil. No exterior, é o responsável pela Embaixada Brasileira em Tóquio, no Japão, e pelos jardins e museu aberto da Organização dos Estados Americanos, nos Estados Unidos.

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites