Notícias

Home  /  Notícias

Comissão Organizadora lança Anuário do Folclore em formato digital

20/07/2020

Pela primeira vez na história, desde sua criação, o Anuário do Festival do Folclore da Estância Turística de Olímpia foi produzido somente em formato digital, assim como será realizada a sua 56ª edição, em 2020. O trabalho foi lançado pela Comissão Organizadora, juntamente com o cartaz de divulgação do evento, e está disponível no portal do Festival do Folclore de Olímpia, no qual o internauta pode ler e ainda fazer o download do material.

A formatação especial online traz, em suas 52 páginas, diagramação e layout modernos e contemporâneos e conta com a participação de autores de Olímpia e de outras localidades. Professores, pesquisadores, funcionários das secretarias de Turismo e de Cultura, Esportes e Lazer contribuíram para a sua elaboração, todos de forma voluntária.

Além do rico material, o Anuário traz ainda toda a programação da 56ª edição do Festival, que acontecerá de 8 a 16 de agosto, em formato digital, especialmente.

“Especialmente neste tempo de pandemia, a utilização de ferramentas tecnológicas têm se tornado fundamental para a sobrevivência da interação social. Neste sentido, vemos algo único acontecendo na 56ª edição do Fefol: a tradição e a cultura popular se fundindo com a tecnologia e com as novas formas de comunicação. Este fato por si só mostra como passado, presente e futuro se conectam e interagem, quebrando paradigmas e barreiras, principalmente físicas, que nos permitem viajar pela vasta extensão de nosso país. Nem precisamos dizer da importância do folclore”, registra a apresentação do Anuário.

Após texto de abertura, o livro traz em suas páginas, poesia, artigos, contextualização histórica e ensaios. Acesse o material completo no link: https://www.folcloreolimpia.com.br/-anuario-do-56-fefol/

CONTEÚDO
Confira o conteúdo do Anuário do 56º Festival do Folclore da Estância Turística de Olímpia:

*Artigo: Do Folclore a Identidade Nacional ao Patrimônio Imaterial.

*História de Olímpia: Gratidão ao ilustre desbravador Antônio Miguel dos Santos.

*Artigo: Museu de História e Folclore ‘Maria Olímpia’: Salvaguarda do acervo móvel e fonte de pesquisa.

*Artigo: Performance participativa e comunidades de prática: A festa de reinado da família Ferreira.

*Artigo: Festivais do folclore e o Congado Atibaiense

*Relato de Vivência

*Artigo: Festival do Folclore de Olímpia - Relato de amor por um legado do senhor que assinava meus anuários

*Grupos participantes 2020


Os autores são: Edward Marques da Silva, Maria do Carmo Moreira Kamla Passi, Diego Dionísio, Helenice Camargo Henne, Lilian Vogel, Rosiane da Silva Nunes, Estêvão Amaro dos Reis, Charles Amaral Ferreira e Cristian Daniel Assis. A coordenação de edição é de Rosiane da Silva Nunes. A diagramação é de Rodrigo Cesar Borges Marini.

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites