Notícias

Home  /  Notícias

Área Azul começou pra valer em Olímpia. Saiba como funciona

22/11/2010


Vagas de estacionamento no centro de Olímpia eram raras. Área Azul vem para democratizar o trânsito no município...

O período de testes para motoristas e funcionários da recém-criada Área Azul terminou no último domingo, 21. Nesta segunda-feira, a cobrança começa pra valer, custando R$ 1 por hora, mas o motorista só poderá permanecer por, no máximo, duas horas no mesmo local. Assim, o motorista deve ficar atento porque já poderá ser multado, caso não cumpra com as novas regras.

A Área Azul foi criada para disciplinar o centro e acelerar o tráfego, uma vez que funcionários e até comerciantes deixavam o dia todo seus veículos estacionados, prejudicando os demais motoristas que desejavam parar na área central da cidade.

O motorista infrator será multado em R$ 53,20 e somará 3 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Mas as autuações não ficarão restritas à falta do cartão ou mesmo no caso de exceder o período pré-determinado, seja no caso de uma ou duas horas.

Também serão considerados infratores, os motoristas que utilizarem espaços reservados, seja para deficientes físicos, seja no caso dos espaços reservados a idoso. Nos dois casos, além do cartão Área Azul, também será exigido o cartão de identificação de idoso ou de deficiente, ambos que devem ser retirados na sede da empresa pública Prodem (Progresso e Desenvolvimento Municipal).

Será ainda considerado como “estacionado em local proibido” o veículo cujo proprietário ou preposto (motorista) utilizar por mais de uma vez o mesmo cartão de estacionamento. O período máximo de estacionamento contínuo permitido numa mesma vaga será de uma hora a duas horas, não sendo permitido o estacionamento por prazo superior a esse tempo, mesmo com a troca de cartão.

A cobrança ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos sábados das 8 às 12 horas. “O cartão deve ser colocado sempre dentro do veículo e em local visível. “Nunca colocar o cartão no para-brisa do lado de fora. Se estiver do lado de fora e for extraviado por algum motivo, o motorista será o único responsável pela falta do cartão no veículo”, explica o diretor presidente da Prodem, Vivaldo Mendes Vieira.

VALENDO
O período entre os dias 8 e 20 serviram como treinamento, tanto para os funcionários, quanto para usuários do sistema. Por isso os cartões serão distribuídos gratuitamente até a última sexta-feira.

De acordo com Vivaldo Mendes, o sistema possui nove agentes e um supervisor atuando diariamente, mas com a determinação que façam um revezamento de setores. Um agente atuará em um setor em um dia, e em outro setor outro dia. Ele voltará ao primeiro setor somente após nove dias. “Para evitar estresses ou confrontos com comerciantes ou mesmo com usuários”, justifica o diretor.

Fonte: www.olimpia.sp.gov.br

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites