Notícias

Home  /  Notícias

Abertura oficial dos 120 anos de Olímpia resgata a história da cidade com apresentação especial dos alunos da rede municipal

27/02/2023

O Coreto da Praça Rui Barbosa recebeu, na noite da última sexta-feira (24), a abertura oficial das comemorações dos 120 anos da Estância Turística de Olímpia. A ação, realizada pela Prefeitura, por meio da secretaria de Educação, em parceria com a Associação Olímpia para Todos, apresentou o projeto Memória Viva “Olímpia 120 anos – Nossa História, Nossa Gente”, resgatando memórias e conquistas da cidade menina moça, Capital Nacional do Folclore e terra das águas quentes.
 
Com um espetáculo aberto a toda população e visitantes, a noite foi marcada por momentos de emoção e recordação. No palco, os alunos da rede municipal de ensino apresentaram a história de Olímpia, desde os índios e desbravadores, passando pelas fases de desenvolvimento para enaltecer sua cultura e crescimento. Um coral também formado por alunos da Educação, entoou a música “Olímpia Querida” de autoria do saudoso professor e compositor Wadão Marques, para homenagear a cidade.
 
A apresentação teve supervisão geral da secretária de Educação, Maria Cláudia Padilha, com coordenação artística do professor Tiago Louzada e coreografia do educador Alan Saviolo, com apoio da equipe gestora da secretaria municipal, além de professores e funcionários das escolas municipais.
 
Ainda na cerimônia que marcou a abertura da Semana de Comemorações, o projeto Memória Viva homenageou a olimpiense Zuleica Carneiro Zangerolami, personalidade importante da história de Olímpia, que foi primeira-dama da cidade e se destacou por seu trabalho social e voltado para a educação com a construção de diversas creches municipais. A homenagem foi proposta pela Associação Olímpia para Todos, com o evento idealizado por sua integrante, Myllene Gonçalves.
 
Dona Zuleica, uma apaixonada pelo escritor Monteiro Lobato, foi a responsável pela iniciativa de nomear as creches do município com os nomes dos personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo, um dos maiores clássicos da literatura infantil. No ato, a homenageada muito emocionada e acompanhada de familiares e amigos, agradeceu a referência e o reconhecimento de seu legado, dizendo se sentir orgulhosa por ter cumprido sua missão de primeira-dama com sucesso.
 
Os músicos olimpienses Sérgio e Sandro, acompanhados da professora e cantora Edneia Marques da Silva Pinto e do pianista Danilo Machado de Souza, também participaram da cerimônia entoando o Hino a Olímpia e o Hino Nacional Brasileiro. A apresentação teve tradução em libras, com a professora Danila Salmazo e a exibição de um vídeo titulado “Olímpia 120 anos”, com parte da população olimpiense e de momentos desta história de sucesso, escrita há mais de um século. Vereadores, secretários municipais e sociedade civil prestigiaram do evento.



SEMANA DE COMEMORAÇÕES
As comemorações oficiais continuam durante toda semana. Nesta segunda (27), haverá a inauguração do espaço Esportivo Areninha, às 17h, no bairro Viva Olímpia/Harmonia. Na terça-feira (28), o dia será marcado por uma programação cultural com a abertura de duas novas exposições, às 17 horas, na Pinacoteca, localizada na Casa da Cultura, com a mostra “Olímpia 120 anos” e, em seguida, às 18h30, com a exposição fotográfica “O que vem de dentro”, no Museu de Arte Sacra e Diversidade Religiosa. Na quarta-feira (01), será a vez da inauguração da Nova Creche do Jardim Maranata, às 11h.

A grande atração da Semana de Comemorações será o show com o cantor Leonardo, na noite da quarta-feira (01), no Recinto do Folclore, a partir das 21 horas, com entrada solidária. Por fim, a programação será encerrada, na quinta-feira (02), dia do aniversário, com a celebração de uma missa em ação de graças aos 120 anos de Olímpia e à abertura do ano letivo, às 19h, na Igreja Matriz de São João Batista. Toda população está convidada a participar das atividades gratuitas.

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites