Notícias

Home  /  Notícias

1º Festival Gastronômico de Food Trucks diverte e incentiva público

05/11/2015

No último fim de semana prolongado, marcado pelo feriado de dois de novembro, a Praça da Matriz foi palco do 1º Food Park Olímpia – Festival Gastronômico de Food Trucks. Durante quatro dias de evento, 12 trailers de todo o Estado de São Paulo marcaram presença com pratos variados. Hambúrgueres gourmets, paellas, crepes, sucos, batatas e doces estavam entre os principais itens dos cardápios.



Organizado pela Equipe Food Park, de Catanduva, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo, o festival reuniu mais de 12 mil pessoas, entre olimpienses e turistas. Segundo a organização do evento, apesar da chuva, a presença do público surpreendeu e foi um sucesso. “A Praça da Matriz é um exemplo de conservação e infraestrutura, muito diferente das demais cidades do interior e os Trucks ficaram encantados com a cordialidade dos olimpienses”, cita Juliana Pedroza, responsável pelo festival.



Os turistas Ronaldo Borges e Andreia Lopes vieram de São Joaquim da Barra com a filha Júlia, de nove anos, para passar o feriado em Olímpia. O casal teve conhecimento sobre o evento depois que chegou à cidade e foi prestigiar. “Já tinha ouvido falar de outros festivais assim, mas eu não conhecia. Acho uma inovação pra cidade, um novo atrativo. É muito bacana”, conta Andreia.



Os restaurantes móveis vieram de várias cidades do Estado, trazendo cardápios diferenciados. O Easy Rider Food Truck é o mais novo dos negócios de Marcos Fábio Katudjian, de São Paulo, capital. Sócio do irmão no ramo de gastronomia há mais de 20 anos, o paulistano trabalha com o food truck de lanches há apenas cinco meses. Entusiasmado com a tendência dos festivais de trailers de comida, ele explica que as viagens também são uma oportunidade de conhecer outros lugares. “Estamos colocando, aos poucos, o pé na estrada. Apesar da distância é muito bacana poder viajar. Não conhecíamos Olímpia, mas, quanto mais eu circulo, mais eu acho o interior de São Paulo um lugar bem mais interessante para se viver. A relação das pessoas é muito diferente no interior, estou gostando muito”.

O 1º Festival Gastronômico de Food Trucks abriu também espaço para empresários olimpienses. O serv-festas Água Rara, por exemplo, teve exclusividade na venda de chopps e cervejas durante o evento. Para o proprietário, Daniel Antunes Gotardo, trabalhando direta ou indiretamente com o festival, todo evento que é feito na cidade agrega valor ao seu serviço. “Achei fantástica essa ideia e acho que tem que ter outros porque isso aquece a economia da cidade. O olimpiense está aqui, o turista está aqui também, movimentando o comércio”, ressalta.

O único trailer de comida japonesa participante do festival também é de Olímpia. Em funcionamento desde março deste ano, o proprietário do Koni Fast, Cláudio Fazolim, enfatiza que foi uma chance de divulgar o seu restaurante. “O evento foi muito bom, bem organizado. Nós tivemos a presença de turistas e da cidade e, com certeza, foi uma oportunidade de divulgar nosso produto e conquistar novos clientes”.

Além disso, o evento se tornou um espaço para troca de experiências e incentivo para os empresários locais. O dono do Ciro’s Sanduicheria & Pesticaria, João Vitor de Ávila Corrêa, aproveitou o festival para se inteirar sobre as novidades dos lanches gourmets e conferir a aceitação do público. “Pelo que vi, o pessoal gostou muito. Abriu minha visão para criar sanduíches gourmets. Nas próximas semanas, vou pensar em lanches novos para oferecer uma opção diferente para os meus clientes”, declara o empresário.

“Estamos bastante satisfeitos com o resultado do festival. A organização foi comprometida com o que pensaram para Olímpia e o que vimos foram famílias olimpienses e visitantes se divertindo em uma nova opção de lazer. É muito importante também saber que os nossos empresários viram o festival como um incentivo para novos negócios”, conclui o Secretário de Turismo, Beto Puttini.

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites