Museu de História e Folclore Maria Olímpia

Home  /  Museu de História e Folclore Maria Olímpia

Descrição

Endereço: Rua David de Oliveira, 92 - Centro
Telefone: (17) 3281-6436

É com esse espírito e munido desse sentido identitário de nossas raízes culturais, que devemos adentrar e conhecer o Museu de História e Folclore "Maria Olímpia".

Criado oficialmente em agosto de 1973, graças ao trabalho do professor José Sant'Anna e a participação e entusiasmo de olimpienses abnegados, como o professor Victorio Sgorlon e sua esposa Lourice Arutin Sgorlon, que o museu é considerado um dos mais completos do Brasil.

O riquíssimo acervo possui cerca de 10 mil peças, dentre indumentárias diversas de folias de reis, congadas, reisados, moçambiques, caiapós, reisados, bacamartes, parafusos, e ainda peças de barro, bambu, madeira, couro, ágata, toalhas com abrolhos, trancados em palha, crochê, pinturas, objetos representativos dos mitos brasileiros, instrumentos musicais, peças de hábitos tradicionais como o pilão, esporas, luminárias, serras, ferros de passar, equipamentos rudimentares agrícolas e uma biblioteca especializada nas tradições da cultura popular.

A mais antiga e uma valiosa peça fica na parte exterior do museu e é um dos elementos mais significativos na história social e econômica do município. Trata-se de uma locomotiva inglesa de 1892 (Maria Fumaça), que ligou Olímpia ao resto do Brasil, por esse meio de transporte, promovendo o desenvolvimento econômico da região.

O palacete Giosué Tonanni que abriga o Museu de História e Folclore "Maria Olímpia", concluído em 1916, é hoje um dos cartões postais da cidade.

O Museu de História e Folclore "Maria Olímpia" que no ano de 2013 completou 40 anos, está situado na Rua David Oliveira, 92, Centro.

O horário de funcionamento é de terça-feira à sexta-feira das 09:00 horas as 16:00 horas e de sábados, domingos e feriados das 09:00 horas as 14:00 horas.

Outras empresas

Estação Cultural de Olímpia ECO

Estação Cultural de Olímpia ECO

Rua Coronel José de Medeiros, 477 – Patrimônio de São João Batista

Dreamland Museu de Cera Olímpia

Dreamland Museu de Cera Olímpia

Av. Aurora Forti Neves - 123 - Centro

0800 200 2019

Museu de História e Folclore Maria Olímpia

Museu de História e Folclore Maria Olímpia

Rua David de Oliveira, 92 - Centro

(17) 3281-6436

Orquidário Aguapey

Orquidário Aguapey

Rua Bruno Riscali, 91 - Vila Hipíca

(17) 3281-7672

Anuncie conosco! Divulgue sua empresa no guia mais acessado da região

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites