Estação Cultural de Olímpia ECO

Home  /  Estação Cultural de Olímpia ECO

Descrição

Endereço: Rua Coronel José de Medeiros, 477 – Patrimônio de São João Batista

 ECO – Estação Cultural de Olímpia. O atrativo cultural e turístico do município foi implantado no prédio da antiga Estação Ferroviária, que foi restaurado para recuperar e conservar as técnicas construtivas e características originais do imóvel.

A antiga Estação Ferroviária conta com dois grandes prédios, um era o terminal de passageiros, que transformado numa grande galeria. O segundo prédio era um galpão onde ficavam as mercadorias que eram embarcadas nos vagões de carga e, agora, são duas galerias

A Estação Ferroviária de Olímpia, que era pertencente à antiga FEPASA, funcionou até o ano de 1968, com trens e vagões em operação, e foi desativada com o surgimento das rodovias. Dos anos de 1920 até final da década de 1960, a Locomotiva transportou em grande parte o café, que ajudou Olímpia a se desenvolver. O local ficou cerca de 15 anos sem uso e, em 2019, começou a passar por obras para a reativação como um centro cultural, com salas administrativas, sala receptiva, atividades para crianças, espaço para apresentações culturais, sala para exposições, entre outros, com destaque também para a conhecida “Maria Fumaça”, locomotiva que foi restaurada e realocada na nova estação.

A ECO é mais um atrativo que chega para somar ao quadro de ações institucionais da Prefeitura e, para marcar a inauguração do complexo cultural, foram abertas três grandes exposições de arte, com curadoria de Marcus Lontra, especialista e crítico de arte, com um currículo robusto de atuações em grandes exposições, no Brasil e no exterior.

As exposições podem ser consideradas uma antecipação das comemorações dos 100 anos da Semana de Arte Moderna no Brasil, realizada em 1922, e estão abertas para visitação gratuita do público, de terça a domingo, das 15h às 21 horas. A ECO fica na Rua Coronel José de Medeiros, 477 – Patrimônio de São João Batista.

Outras empresas

Estação Cultural de Olímpia ECO

Estação Cultural de Olímpia ECO

Rua Coronel José de Medeiros, 477 – Patrimônio de São João Batista

Museu de Arte Sacra e Diversidade Religiosa

Museu de Arte Sacra e Diversidade Religiosa

Rua David de Oliveira, 420 - Patrimônio de São João Batista - Centro

(17) 3281-6436

Hot Beach Olímpia

Hot Beach Olímpia

Rod. Gov. Adhemar Pereira de Barros, 1700

(17) 3279-1009

(17) 3279-1111

Vale dos Dinossauros Olímpia

Vale dos Dinossauros Olímpia

Av. Dr. Adhemar Pereira de Barros, 1702

0800 200 2019

Anuncie conosco! Divulgue sua empresa no guia mais acessado da região

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites